segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saints vencem o Super Bowl XLIV e dão a volta por cima.

O Furacão Katrina foi um grande furacão, uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson (regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos da América). Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando seis mortes diretas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.

Quem lê uma notícia dessas já fica espantado. Mais ainda depois de saber que essa tal de Nova Orleans, dois dias depois da passagem do Furacão Katrina, estava 80% submersa em água.
Construções destruidas, casas desmoronadas, pessoas mortas...

Ponto.

A NFL (National Footbal League) é uma das maiores federações esportivas do mundo e promove o maior campeonato de futebol americano do mundo, desde 1966. A Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos sempre promoveu atividades solidárias e incentivou esses tipos de ações.

Ponto [2].

New Orleans Saints é o nome do time que defende a cidade de New Orleans na NFL.
Após o incidente com o Furacão Katrina o N.O. Saints cedeu seu grande estádio para receber pelo menos 30 mil desabrigados. Foi acomodada no campo e nas diversas instalações que parte da população recuperou-se da inundação.

Vamos começar a ligar os pontos com algumas curiosidades.

o New Orleans Saints sempre foi o "saco de pancadas" da NFL. Um time que poderiamos chamar de perdedor, tanto que se esse mesmo time ganhar 10 das 17 partidas nas próximas 25 temporadas ainda terá um numero maior de derrotas que vitórias na história (desde 1966 como dito anteriormente).
4 anos após um incidente com o Katrina qualquer local ficaria anos e anos tentando recontruir um história, uma identidade. Se ao menos New Orleans tivesse algo para se orgulhar seria mais facil... será mais facil de ontem em diante.

Ontem ocorreu o Super Bowl. A Final da NFL. Nunca na história de New Orleans o time da cidade conseguiu chegar a esse tão valioso jogo (O Super Bowl bate recorde a cada ano e possui o comercial mais caro do mundo, é no dia do Super Bowl que os Estados Unidos inteiro PARAM para ver TV). O Adversário seria nada mais nada menos que o Indianapolis Colts, 4 vezes finalista da NFL, bi-campeão e super favorito para decisão.
O Jogo foi fenomenal, os Colts abriram uma vantagem de 10 - 0 no 1º quarto, mas no final do primeiro tempo (2º quarto) o jogo já estava a favor de New Orleans em 10 - 16. No 3º quarto os Colts retomaram a dianteira em 17 -16 mas no final do jogo quem saiu vencedor foram os Saints com um placar digno de 17 - 31.
Outro dado estatistico: em 29 finais entre times estreantes em finais e "veteranos" os "veteranos" se saíram melhores em 24 vezes, e os Saints aumentaram a conta dos estrantes em 5 conquistas.

Uma conquista para uma cidade inteira, para a redenção de um local devastado pela mãe natureza. Acredito que muitos estavam torcendo para os Saints, apesar de saber do favoritismo dos Colts, mas de nada adiantou esse favoritismo.

Para completar essa saga vou falar do MVP (Most Valuable Player - Jogador Mais Valioso) do Super Bowl. Todos achavam que Playton Mainning (jogador dos Colts) era o melhor Quarter Back (o Arremessador) do mundo no momento, mas quem ganhou o MVP foi Drew Brees o Quarter Back dos Saints. Mas não é uma conquista como alguma outra já vista, em 2005 Drew Brees passou por uma delicada cirurgia no ombro direito, e muitos já o consideravam ex-jogador de futebol americano. Ontem após o anuncio da premiação o médico que fez a cirurgia em Drew Brees disse que em apenas 1 a cada 100 cirurgias dessas permitem que a pessoa volte a jogar futebol americano normalmente.



Um desastre, uma história, uma lição de vida, um título. Aliás, muito mais que somente um título.

4 comentários:

  1. SABIA que era sobre Superbowl. Mas foi emocionante :)
    E, só pra constar, eu gosto mais do Eli do que do Peyton. Sei lá pq xD

    ResponderExcluir
  2. HahhhahAhHa!!
    Na parte do esporte não entendi nada!
    Maas entendi a moraal!

    Fooi vc mesmo que escreveu isso?!
    Se foor... Parabénss!
    Tá ficando bom em redaçãao hein xD~

    Brincadeirinhaaa Vii!

    Kissus!

    ResponderExcluir
  3. AHhhh agora entendi porque vc tava tao a favor dos Saints... Eh q pelo q eu conhecia achava q Colts venceriam, mas agora faz sentido.
    Muito bom post! Procura um site pra vc virar redator!! XP

    ResponderExcluir
  4. desistiu do blog pra sempre? huahuahua

    ResponderExcluir